Capitão Kirk: William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos

Ator da série Jornada nas estrelas decolou com outros três passageiros em nave do bilionário Bezos, nesta manhã, na 2ª missão tripulada da Blue Origin. Voo teve duração de 10 minutos e emocionou Shatner: "Eu espero nunca me recuperar disso

Por Adm em 13/10/2021 às 15:10:26

William Shatner, o eterno "Capitão Kirk" da série "Jornada nas estrelas" (Star Trek), foi ao espaço nesta quarta-feira (13) na cápsula New Shepard do bilionário Jeff Bezos. A decolagem ocorreu às 11h50 (horário de Brasília) e o voo teve duração de 10 minutos.

Com a viagem desta quarta, Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da 1ª viagem de Bezos, há cerca de 3 meses.

Este foi 2º voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial, que, em julho, enviou Bezos e outras três pessoas ao espaço. Ao lado do "Capitão Kirk", viajaram mais três pessoas (veja quem são mais abaixo).

Os tripulantes experimentaram 4 minutos de gravidade zero e tiveram uma vista privilegiada da Terra.

Ao descer da cápsula, Shatner começou a relatar a sua experiência a Bezos: "Eu espero nunca me recuperar disso [...] é muito maior do que eu e do que a vida", disse. "O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência".


Quem é quem no voo da New Shepard

William Shatner

Conhecido por ser o astro de "Jornada nas Estrelas", William Shatner foi o primeiro ator da franquia de séries e filmes a realmente cruzar a fronteira espacial. Além de ator, ele já atuou como diretor, produtor, escritor e músico.

Com 90 anos de idade, Shatner se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, que esteve no primeiro no voo de Bezos.


William Shatner, astro de 'Star Trek', participará de voo espacial da Blue Origin — Foto: Josh Edelson/AFP; Reprodução

Audrey Powers

Vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Audrey Powers foi anunciada junto com Shatner como passageira do NS-18. Ela trabalha na empresa de Bezos desde 2013 e supervisiona os voos e a manutenção das cápsulas New Shepard.


Powers, que também é piloto, liderou um processo de anos para certificar a New Shepard para voos tripulados. Antes disso, a executiva trabalhou como vice-presidente da área jurídica da Blue Origin e como controladora de voo da Nasa, agência espacial americana.

Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin — Foto: Blue Origin

Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin — Foto: Blue Origin

Chris Boshuizen

A presença de Chris Boshuizen, ex-engenheiro da Nasa e cofundador da empresa de satélites Planet Labs, na NS-18 foi confirmada pela Blue Origin ainda em setembro.

"Esta é a realização do meu maior sonho de infância", disse Boshuizen.

"Mais importante, porém, vejo este voo como uma oportunidade para inspirar estudantes a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e catalisar a próxima geração de exploradores espaciais", afirmou.

Chris Boshuizen e Glen de Vries, passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin

Chris Boshuizen e Glen de Vries, passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários